Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Usos e preservação da água serão temas da Emater/RS-Ascar na 45ª Expointer

Publicação:

“Água: uso e preservação” será o tema da Emater este ano na 45ª Expointer
“Água: uso e preservação” será o tema da Emater este ano na 45ª Expointer - Foto: Carine Massierer/Ascom Emater-RS/Ascar
Por Carine Massierer/Ascom Emater/RS-Ascar

Em 14 mil m² do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, a Emater/RS-Ascar vai apresentar como tema principal e transversal “Água: uso e preservação”, durante a 45ª Expointer. No total, serão 15 temáticas: agricultura de base ecológica, água, agroindústria, biodiversidade, bovinocultura de leite, caminhos do mel, fruticultura, olericultura, pecuária familiar, piscicultura, plantas bioativas – com enfoque em óleos essenciais, plantas ornamentais – kokedamas, secagem e armazenagem de grãos, inspeção de pulverizadores e pesca e aquicultura. Além deles, haverá um espaço multiuso, onde será construída uma maquete que retratará diferentes atividades agrícolas e não agrícolas praticadas no meio rural do RS. “Será demonstrada a diversidade de produtos cultivados e comercializados na área rural do Estado”, destaca o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Elias Kuck.

No espaço da Agricultura de base ecológica o enfoque será o manejo que respeita os processos naturais e holísticos e que leva em conta o cuidado, não apenas da vida vegetal e animal, mas também do solo, a ciclagem de nutrientes, o uso da água, o controle biológico de pragas, entre outros. O espaço contará com um canteiro em forma de folha, um pergolado e uma estufa em forma de geodésica, onde os visitantes poderão ver como é este sistema na prática, assim como a adubação e o controle de pragas sem o uso de insumos químicos comerciais, utilizando-se apenas os produzidos localmente “on farm”, como técnicas de cobertura do solo e compostagens. Também serão apresentadas outras formas de construção de canteiros e estufas, utilizando os princípios da permacultura, procurando copiar os desenhos que a natureza proporciona, de forma a otimizar a interatividade e o aproveitamento da luminosidade, além da alta resistência às intempéries.

No quiosque onde estará o tema Água, o objetivo é sensibilizar os visitantes sobre o quanto este elemento é indispensável na agricultura, apresentando aspectos relacionados ao seu cuidado e uso. No espaço, os visitantes receberão informações sobre a relação da agricultura com a água e serão demonstradas tecnologias para preservar, armazenar, consumir e produzir água. Também serão indicados manejos do solo voltados a aumentar a infiltração, cobertura de solo para diminuir a evaporação e orientações de obras para armazenagem e aperfeiçoamento do seu uso para produzir, como irrigação, piscicultura, processamento e dessedentação animal. No espaço também serão apresentadas políticas públicas que amparam e os trabalhos em andamento.

Outro tema da Emater/RS-Ascar na Expointer 2022 é a Agroindústria Familiar, uma vez que a atuação da Instituição nesta área ocorre em toda a cadeia produtiva, prestando assistência técnica desde o cultivo e a produção da matéria-prima, passando pelo beneficiamento em unidades agroindustriais e, finalmente, na comercialização, considerada a etapa final do processo agroindustrial. Nesta etapa, a busca por mercados é determinante para a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico que permite a permanência das famílias no meio rural. A inserção em novos mercados, permanentes ou sazonais, é estratégia fundamental de sustentabilidade da propriedade rural.

O trabalho com o processamento de alimentos sempre esteve presente nas comunidades rurais, associada à tradição familiar, de acordo com a cultura e costumes peculiares de cada povo. Com o objetivo de melhoria da renda e das condições de vida dos agricultores familiares, o conceito de agregação de valor à produção primária é discutido nas propriedades rurais no trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

A atividade agroindustrial (Agroindústria Familiar) possui benefícios, como:

  • Amplia o mercado e as oportunidades de negócio para o que é produzido na propriedade;
  • Melhora o aproveitamento da produção, evitando desperdícios;
  • Diminui a sazonalidade de oferta dos produtos agropecuários;
  • Agrega valor aos produtos que antes eram comercializados in natura;
  • Incentiva e preserva a diversificação dos sistemas produtivos;
  • Dá oportunidade de aproveitamento da mão-de-obra existente na propriedade;
  • Promove a geração de emprego no campo;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Sucessão familiar;
  • Desenvolvimento local.

No espaço da Instituição o visitante receberá informações sobre os serviços oferecidos no âmbito da Agroindústria Familiar:

  • Assistência técnica de forma continuada;
  • Elaboração de projetos para agroindústrias (sanitários, ambientais, acesso a crédito);
  • Rotulagem nutricional;
  • Apoio à comercialização;
  • Qualificação profissional através de cursos;
  • Orientações no campo tributário e previdenciário visando à legalização da atividade agroindustrial.

Além disso, o público poderá conhecer alguns equipamentos para a constituição de sua agroindústria.

foto estande emater
- - Foto: Carine Massierer/Ascom Emater-RS/Ascar

No espaço da Biodiversidade o foco é a interação com os visitantes para reconhecimento, troca de experiências e relatos da biodiversidade de plantas alimentícias ou de utilidades das plantas de origem tradicional, conhecidas como “crioulas”, “antigas” ou “Pancs”, além da utilização da biodiversidade na alimentação e para a melhoria da qualidade do solo, quer seja como componente de microrganismos fermentativos ou de produtos biológicos. O espaço conta com dois pergolados onde serão demonstradas sementes, plantas, frutas e tubérculos, bem como produtos de uso ou consumo e materiais de propagação. Serão disponibilizadas informações de manipulação ou manuseio dos produtos, destacando a tendência de procura em função da saúde ou para uso em pratos gourmet. Também serão mostrados sistemas de cultivos possíveis com a utilização de produtos biológicos e seus efeitos nas plantas e no solo.

O espaço da Bovinocultura de Leite pretende fomentar a Produção de Leite à Base de Pasto, com ênfase na utilização de espécies forrageiras. No local, o público poderá conferir o plantio e a adaptação de cultivares forrageiras pesquisadas pela Embrapa.

Os Caminhos do mel, temática que atrai interessados em investir e visitantes por sua beleza e hospitalidade, mostrará os processos que envolvem a cadeia do mel, incluindo as abelhas com ferrão e as melíponas. Serão apresentadas plantas com potencial melífero, manuseio de melíponas, implementos de uso na apicultura e meliponicultura, colheita e comercialização dos produtos apícolas.

A Fruticultura é o espaço destinado à divulgação de Boas Práticas Agrícolas e por isso serão apresentadas ações desenvolvidas para o enfretamento do déficit hídrico nas culturas de abacaxi, melancia, morango, noz-pecã e olivas. O visitante poderá conferir essa ação em canteiros de cultivo em que são colocadas em prática as tecnologias de mulching – proteção de evaporação de água do solo – e irrigação para melancia e abacaxi. Também será mostrado o sistema protegido com bancadas, onde é cultivado morango, e o objetivo é dar destaque ao sistema semi-hidropônico. O Sistema Agroflorestal (SAF) também será demonstrado aos visitantes, assim como ressaltado ao consumidor o valor das frutas produzidas no Rio Grande do Sul.

Na área da Olericultura serão mostradas técnicas de produção sustentáveis e procedimentos administrativos inovadores nas cadeias produtivas das hortaliças gaúchas, evidenciando as possibilidades de enfrentar situações de déficit hídrico, com apresentação de resultados de trabalhos feito pela Emater/RS-Ascar em parceria com empresas, entidades de agricultores, Embrapa, Ufrgs, Ceasa e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A área de visitação estará dentro de um sistema protegido de dez metros de largura por 12 de comprimento, com diferentes métodos de sistemas de irrigação, em cinco cenários de exposição. Haverá orientação a produtores comerciais e domésticos sobre o sistema de produção de olerícolas em recipientes: calhas, bancadas, slabs, vasos, hidroponia e de pequenos espaços, métodos de irrigação, insumos e características de plantas adaptáveis. Apresentação de ações na cadeia produtiva das alfaces sobre variedades para épocas quentes. Valorização da cultura da batata-doce local pela exibição das variedades tradicionais cultivadas, enaltecendo seus sabores. Consultoria para uso de aplicativos e sistemas para implementação na defesa sanitária vegetal, em rastreabilidade. Sistemas de proteção de cultivos, maquetes e matérias de cobertura e isolamento.

No espaço da Pecuária Familiar serão desenvolvidos três temas. O primeiro é o manejo reprodutivo dos rebanhos dos pecuaristas familiares com ênfase no necessário melhoramento genético desses rebanhos, incorporando características fundamentais à geração de renda a esse público. Quanto ao manejo sanitário, segundo tema, o enfoque será o controle de ectoparasitos, em especial os carrapatos. O terceiro tema é a conservação do Bioma Pampa, através de um adequado manejo do campo nativo e conscientização sobre os importantes agentes desse patrimônio natural, genético e cultural do Estado, os pecuaristas familiares. Também serão divulgados os cursos oferecidos no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam) ligados à atividade de pecuária. Na composição dessa temática serão dois ambientes, um ficará embaixo de um pergolado de 3x3m, onde serão apresentados os trabalhos de manejo reprodutivo, controle de carrapato e manejo de campo nativo dentro do Bioma Pampa. O outro será composto de uma mangueira de dez m² com dois terneiros, onde serão abordados aspectos de melhoramento genético dos rebanhos.

No local destinado à divulgação da Piscicultura será dada ênfase ao Policultivo de Carpas e Qualidade da Água. Esta temática ficará abrigada sob um pergolado de 3x5m. Como recurso visual, será utilizado um viveiro onde serão realizadas práticas de despesca, além da apresentação de materiais e equipamentos para uso no manejo e monitoramento da atividade piscícola. Um kit de análise de água auxiliará na demonstração dos métodos de verificação dos parâmetros de qualidade da água para piscicultura, com os técnicos orientando o público sobre os diferentes parâmetros que interferem diretamente na sobrevivência e produtividade dos peixes cultivados, tanto para o policultivo de carpas como para a tilapicultura. Também serão utilizados banners e folders. A pretensão, com este espaço, é orientar sobre a criação de peixes em viveiros com o policultivo de carpas. Para tanto, serão explicadas as vantagens deste sistema de produção, as espécies indicadas, lotação, alimentação e algumas peculiaridades no manejo. Também serão realizadas demonstrações de despesca, com um extensionista explicando a técnica de despesca e repassando orientações de manejo e demonstração das diferentes espécies de carpas e suas características.

Considerando que este ano o tema central da Emater/RS-Ascar na Expointer é a Água, a parcela de Plantas Bioativas pretende evidenciar a produção e a exploração comercial de algumas espécies de lavandas, alecrins e outras aromáticas, com valor de mercado de óleos essenciais, adequadas a situações de menor oferta de água para irrigação e pequenas áreas de cultivo (por exemplo, de até um hectare). A intenção é apresentar algumas espécies de plantas aromáticas mais resistentes a períodos de estiagem, que em seu cultivo apresenta manejo produtivo simplificado e necessita de pouca oferta de água para irrigação. Além disso, estes cultivos são alternativas de renda e diversificação produtiva, adequadas à realidade de unidades da agricultura familiar, que tenham como característica menor área de plantio e pouca oferta de água e mão de obra.

O visitante do espaço receberá orientação sobre manejo sustentável e de acordo com a vocação da agricultura familiar, por meio de adoção de técnicas compensatórias, que buscam reduzir as dificuldades enfrentadas por muitos agricultores familiares, como pouca área de plantio, pouca oferta de água para irrigação, pouco tempo e escassa mão de obra, e a necessária diversificação produtiva em uma unidade familiar. Nesta parcela o visitante irá visualizar e receber orientação sobre:

  1. Relação entre água e cultivo de algumas plantas aromáticas;
  2. Manejo técnico produtivo sustentável (solo, plantio e replante, manejo, colheita);
  3. Agroindustrialização (produção de matéria prima bruta, massa verde) para o mercado de óleos essenciais e chás; experimentação de essências;
  4. Óleos essenciais (extração simples) e cadeia produtiva;
  5. Gestão e organização econômica: Investimento, mercado e comercialização;

Uma das novidades deste ano é a temática das Kokedamas, que estará presente para que o público visitante da feira conheça uma possibilidade de incremento da renda para a agricultura familiar, por meio do cultivo e comercialização de plantas ornamentais. Kokedama é uma técnica de origem japonesa que consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila, sendo desnecessário seu plantio em um vaso.

pavilhão emater
- - Foto: Carine Massierer/Ascom Emater-RS/Ascar

No espaço da Secagem e armazenagem de grãos os visitantes terão a oportunidade de visualizar um silo secador utilizado para secagem e armazenagem de grãos nas propriedades rurais, estrutura sendo ainda pouco utilizada dentro das unidades de produção. A utilização dessas estruturas tende a melhorar com o atrativo da redução do custo de produção, tanto pela secagem e armazenagem quanto pela utilização de energias alternativas. Os interessados poderão dimensionar o silo de acordo com sua necessidade, juntamente com o projeto fotovoltaico, e discutir aspectos técnicos dos silos secadores, construídos em alvenaria armada, e do sistema fotovoltaico a partir dos projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar. A difusão da utilização do silo caracterizando sua importância na etapa da produção de grãos armazenados na propriedade, como a redução de custos, melhoria da qualidade do produto e maior autonomia do produtor para a comercialização da sua produção, serão focados no espaço.

A Inspeção de pulverizadores também será uma temática tratada pela Instituição durante a Expointer 2022. De acordo com a Instrução Normativa n° 42/2021, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), fica estabelecido o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e o regulamento referente à sua aplicação. A partir desta IN, os agricultores de todos os municípios do Rio Grande do Sul precisam participar do curso de Boas Práticas de Aplicação de Produtos Hormonais, capacitação ministrada pela Emater/RS-Ascar em diferentes municípios do Estado. Essa ação faz parte do Inspeciona/RS, projeto de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas e treinamento de agricultores em boas práticas agrícolas para a aplicação de defensivos agrícolas. O espaço irá auxiliar na divulgação do programa e caracterizar a atividade através da instrução técnica local.

Também haverá um espaço reservado para a Pesca e Aquicultura, uma vez que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2022 como o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais na América Latina e no Caribe. Tal ação visa dar visibilidade ao setor para o cumprimento dos objetivos estabelecidos na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030). De acordo com a FAO, o objetivo é valorizar socialmente as contribuições da pesca artesanal e da aquicultura em termos alimentares e econômicos, além de promover o diálogo e a cooperação para fortalecer as famílias que dependem dessas atividades.

Pessoas, famílias e comunidades engajadas na pesca e na aquicultura artesanais em pequena escala, como é o caso dos públicos assessorados pela Extensão Rural e Social, contribuem de forma significativa para a segurança alimentar, nutrição, redução da pobreza e uso sustentável dos recursos naturais. No espaço que abordará este tema na Expointer 2022, o visitante poderá conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela Aters gaúcha junto às famílias de pescadores artesanais.

Além destas 15 temáticas, a Emater/RS-Ascar está presente no Pavilhão da Agroindústria Familiar, com um espaço de demonstração e orientação aos produtores e consumidores sobre a formalização de agroindústrias familiares. A Instituição auxilia ainda, diariamente, na compilação das vendas dos expositores e no acompanhamento e assessoramento às agroindústrias participantes. Também no Pavilhão estará presente a Unidade de Cooperativismo (UCP), que apresentará ao público as ações na área de associativismo e cooperativismo e o Crédito Rural.

Também será instalada no Pavilhão da Agricultura Familiar a Cozinha Show. Neste ano o objetivo deste espaço é valorizar as agroindústrias familiares com a preparação de pratos utilizando produtos comercializados pelas agroindústrias familiares no Pavilhão da Agricultura Familiar. Os pratos, além do aproveitamento dos produtos das agroindústrias presentes, também estarão conectados com o tema central do espaço Institucional da Emater/RS-Ascar para o ano de 2022: “Água: uso e preservação”, ofertando água saborizada durante as oficinas. Serão apresentadas duas receitas por dia, em quatro oficinas diárias, de forma intercalada, às 11h, 12h, 14h e 15h.

Ainda no Pavilhão, 13 municípios estarão apresentando seus produtos, rotas e roteiros de Turismo Rural. No espaço, os visitantes poderão conhecer os atrativos dos municípios, bem como degustar produtos e participar de oficinas desenvolvidas durante as visitas nos municípios.

Mais notícias

Expointer