Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Startups e novas tecnologias são alvos de debate no Badesul

Publicação:

badesul5000
O agronegócio representa 40% da carteira do Badesul, demonstrando que o banco é diretamente ligado ao ramo - Foto: Dyessica Abadi/Palácio Piratini

O mundo se moderniza em um piscar de olhos, e o meio agrícola não pode ficar fora disso. Novos métodos de cuidar do campo, dos animais e de toda a produção surgem a cada instante. O Badesul organizou uma mesa-redonda nesta quarta-feira (29), em sua casa na Expointer, a fim de trazer para o debate esses novos modelos de gestão.

O agronegócio representa 40% da carteira do Badesul, demonstrando assim que o banco é diretamente ligado ao ramo. Para a diretora-presidente do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra, esses encontros são muito importantes para o produtor. “Hoje nosso meio rural é muito tradicional, mas com essas startups, a tecnologia e a produtividade vão melhorar, fazendo assim com que o jovem fique no campo, e eu acredito que isso é essencial”, afirmou.

Três empresas se apresentaram com inovações tecnológicas, como a CowMed, responsável por coleiras que recolhem dados vitais das vacas e repassam para o produtor. Outra foi a Aegro, que busca fazer o gerenciamento de ponta a ponta, cuidando desde os custos e de informações de plantio até auxiliando na tomada de decisões. Por sua vez, a Falker, especializada em agricultura de precisão, em softwares e maquinários teve espaço. Para todas elas, o principal problema encontrado é a falta de formação dos agricultores, que ainda ficam receosos de entrar de vez no mundo dos computadores.

O gerente adjunto de Tecnologia da Informação da Emater/RS, Eder de Castro Roballo, abordou a carência de tecnologia no campo. “É de extrema importância as inovações entrarem no meio rural, principalmente na agricultura familiar, porque eles [os produtores] são a grande parcela do setor primário brasileiro”, afirmou. “E é preciso encontrar soluções simples para dar esse ganho de produtividade, sem complexidade”, completou Roballo.

Ainda na área de inovação foi lançada uma plataforma digital com a finalidade de facilitar pagamentos de produtos e serviços ligados ao agronegócio. O Acerto Fácil emitirá boletos, além de possibilitar o recebimento e o uso de saldos. O lançamento aconteceu no Salão do Empreendedor do Sebrae/RS, no Pavilhão Internacional.

Texto: Antonio Oliveira com supervisão de André Malinoski/Secom

Mais notícias

Expointer