Pavilhão do Artesanato une novidade e tradição
Publicação:
O Pavilhão do Artesanato na 39ª Expointer, em Esteio, obteve um faturamento de R$ 110.200,00 com a venda de 2.721 peças no sábado (27), dia de abertura da feira. No espaço, o visitante pode encontrar peças regionais, inspiradas na cultura gaúcha, além de materiais personalizados para a lida no campo e trabalhos manuais como toalhas, trilhos e artigos de decoração.
Entre os destaques da exposição está o ferreiro Cássio Fernandes Meireles, de Viamão, que aprendeu a arte dentro do próprio Pavilhão do Artesanato. “Eu vinha todos os anos e visitava o Seu Gregório, um dos artesãos que trabalhava com esporas. Foi com ele que eu comecei a aprender a técnica”, contou Cássio, que começou a visitar a feira, trazendo algum produto feito por ele, para ser avaliado por seu mestre.
Quando Gregório faleceu, no final do ano passado, Meireles decidiu seguir com a tradição e se inscrever para a Expointer. “Ele sempre foi uma inspiração Quando se foi, decidi fazer minha carteira de artesão e assumir a profissão. É uma grande responsabilidade, mas fico muito contente”, disse.
Hoje, Cássio Meireles conta com o próprio negócio, a Ferraria Reiuna. As peças podem ser encontradas na banca 45.
Texto: Alessandra Pinheiro/ Secom
Edição: Eliane Iensen