Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ministro Blairo Maggi afirma que Brasil é o único país com agricultura sustentável

Publicação:

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o Brasil é o único país do mundo com sustentabilidade na agricultura, o que deve ser valorizado por mercados internacionais. "Cerca de 61% do nosso território ainda é intocado, está da mesma forma que os portugueses encontraram ao descobrir o país. Esse ativo deve ser levado em conta e valer como diferencial na disputa de mercado", disse Maggi, na tarde deste sábado (27), no evento 'Campo em Debate - Painel da RBS', na Casa RBS da Expointer. Promovido em conjunto com a Federasul, o evento reuniu lideranças do agronegócio do Rio Grande do Sul e de outros estados.

"A queda da barreira e a liberação do ingresso da carne brasileira no mercado norte-americano serviram de aval para que possamos prospectar novos acordos comerciais. Agora nossa tarefa é bancarmos os caixeiros viajantes e vendermos nossos produtos, e isso é o que pretende o presidente Temer", afirmou Maggi. Ainda, segundo o ministro, a Ásia é um mercado que deve ser priorizado porque devem sair bons negócios.
 
Plano agrícola de maior duração

Blairo Maggi elogiou a atuação do secretário Ernani Polo que está adequando a legislação gaúcha à federal, mas falou que Rio Grande do Sul precisa alterar algumas medidas restritivas, como o registro do uso de produtos agrotóxicos, que determina a aplicação somente de produtos utilizados em seus países de origem. "A Suíça e a Holanda fabricam esses produtos e não utilizam em seus territórios por não terem lavouras específicas", disse.

Cobrado por um plano safra ou agrícola de maior duração, o ministro disse que se está bem próximo de conseguir isso. "Para efetivarmos um plano de cinco anos, por exemplo, precisaríamos de uma previsibilidade de safras, algo que ainda não conseguimos viabilizar", analisou.

Segundo Maggi, o presidente interino Michel Temer deu autonomia total ao Ministério, que está trabalhando para resolver os problemas da agricultura de forma técnica e sem posicionamentos políticos, com resultados positivos.

Texto: Paulo Ricardo Fontoura
Edição: Denise Camargo/Secom

Fotos: Vilmar da Rosa

Mais notícias

Expointer