Ibraoliva é apresentado na 40ª Expointer

Oliveiras
Os olivicultores apresentaram o projeto de criação do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva). - Foto: Fernando Kluwe Dias
Os olivicultores do Rio Grande do sul e de outros estados do Brasil apresentaram o projeto de criação do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), nessa quarta-feira (30), na Casa da Embrapa, durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A ideia de constituição do Ibraoliva nasceu em 2016, nas reuniões da Câmara Setorial das Oliveiras da Secretária de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

O projeto foi entregue ao governador José Ivo Sartori, que disse que apoiar as cadeias produtivas é reconhecer a contribuição e a importância do agronegócio para a sociedade. “Como exemplo do nosso compromisso com os produtores, criamos o Pró-Oliva para qualificar a cadeia produtiva”, lembrou. Sartori também celebrou a fundação do instituto, que " vem somar esforços na organização e promoção do desenvolvimento de um setor relativamente novo, que vem se expandindo e hoje já é referência. A produção é crescente e tem qualidade. Há um grande mercado a ser explorado. Além disso, o setor estimula a geração de emprego e renda, e agrega valor à propriedade”, falou.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação(Seapi), Ernani Polo, destacou a importância da unidade do setor e da criação do instituto, que permitirá um desenvolvimento maior da olivicultura no estado. Ele informou também sobre o encaminhamento de pleitos ao governo federal para o fomento da cadeia produtiva.

A olivicultura foi incluída no Plano Safra 2017/2018, com financiamento de R$ 3,2 bilhões. Assim como aconteceu com os produtores de noz-pecã, os olivicultores também foram contemplados com linha de financiamento (Plano ABC), com prazos de carência equiparados ao de espécies florestais.

Os representantes da Câmara Setorial da Olivicultura Eudes Marcheti e Luiz Eduardo Batalha participaram da apresentação do projeto.

Ibraoliva

O objetivo do instituto é promover e ordenar o desenvolvimento do setor olivícola brasileiro e fortalecer os produtores. A proposta de estrutura e de organização é semelhante à do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

O estatuto do Ibraoliva foi construído com sugestões dos olivicultores e dos integrantes do grupo técnico da Olivicultura do Rio Grande do Sul, constituído por integrantes da Seapi, agrônomos da assistência técnica, institutos de pesquisa, universidades, prefeituras e empresas.

Texto: Neusa Jerusalém e Mirella Poyastro
Edição: Denise Camargo/Secom