Grande campeã charolês é de Dilermando de Aguiar
Publicação:
O último julgamento de classificação das fêmeas da raça Charolês na 39ª Expointer, em Esteio, foi realizado na tarde desta terça-feira (30). A grande campeã de 23 meses foi De Santo Izidro, tatuagem 2662A (box 922), da Cabanha Ouro Branco, de Dilermando de Aguiar.
A reservada foi a Jotabe 5432 Br (box 927), de 28 meses, do criador André Corrêa Berta, da Cabanha Charolês Figueira, de Arambaré. A terceira colocada foi Heloisa 337 Namuncura (box 930), de 40 meses, do criador Rosalina e Joaquin Villegas, da Estância Namuncura, de Itacurubi.
Para o diretor secretário da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, Joaquim Francisco Mesquita da Costa, a raça passa por mudanças significativas na genética que valorizam a carne charolês. “O animal de hoje é diferente de 20 anos atrás. Poucas raças no Brasil mudaram tanto quanto essa, que mudou muito de estilo. Os jurados chamam atenção que a grande maioria dos animais em pista tinha um peso ao nascerem de 35 a 40 kg, no passado era comum animais que nasciam com até mais de 60 kg”, comenta.
O uso mais frequente de linhagem para a raça são os mais conhecidos, touros norte-americanos e franceses de prova. Nesta edição da feira participam 66 animais.
Texto: Letícia Bonatto
Edição: Eliane Iensen