Feira da Agricultura Familiar tem 227 expositores e inova com produtos orgânicos
Publicação:

Sempre um sucesso de vendas e de público, a Feira da Agricultura Familiar vai reunir este ano, na 18ª edição, 227 expositores de vinhos, sucos, queijos, embutidos, artesanato, plantas e flores, produzidos por 1.607 famílias de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul. Entre as novidades dessa edição, está a ilha de produtos orgânicos. A feira foi aberta na tarde deste sábado (27), no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O pavilhão é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
As famílias vêm de 131 municípios e os espaços de subdividem em 170 agroindústrias, 44 estandes de artesanato, nove expositores especializados em plantas e flores e quatro cozinhas para comercializar produtos da agricultura familiar. Os produtos orgânicos estão presentes na feira em 16 expositores das agroindústrias, com itens como sucos, chás, temperos, mel, rapaduras e cachaças com certificação.
Dos 227 expositores, 83% já estiveram em edições anteriores da feira, e 94% participam do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e utilizam o Selo Sabor Gaúcho, 38% empregam matéria-prima vegetal e 35% animal em seus produtos, e 15% trabalham com produtos orgânicos. Em 2015, foram R$ 2,2 milhões em negócios na Feira da Agricultura Familiar. Para este ano, a expectativa é de que as vendas cresçam, ao menos, 5%.
Para o governador José Ivo Sartori, “estas 1.607 famílias que estão na Expointer são vitrine do Rio Grande que produz”. O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, afirmou que mais de 50% das pessoas das bancas são jovens e mulheres. “A agricultura familiar é responsável por 74% da mão de obra do campo e 70% dos alimentos que vão para mesa das pessoas”, enfatizou Minetto, lembrando ainda que o setor representa 27% do PIB gaúcho.
Na oportunidade, foi assinado contrato entre o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e o superintendente do Banco do Brasil, Edson Bündchen, para o programa nacional de Crédito Fundiário, que possibilita aos trabalhadores, sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural com financiamento. Joel da Silva disse que parcerias fazem a diferença. “Precisamos estar juntos para ajudar as agroindústrias a se desenvolverem e procurarem novos mercados”. Em seguida, Bündchen recebeu uma placa da SDR pelos 100 anos do BB.
O secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada à Casa Civil, José Ricardo Roseno, falou que o estado se destaca na produção da agricultura familiar. "O Rio Grande do Sul está em primeiro lugar na implementação do Pronaf”, informou.
Concurso de produtos
Para estimular e valorizar a produção agrícola do Rio Grande do Sul, a Feira da Agricultura Familiar terá mais uma edição do concurso de produtos da agroindústria familiar entre os expositores do pavilhão. O concurso vai avaliar nove categorias de produtos. São elas: queijo colonial, salame tipo italiano, mel, suco de uva integral/natural, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, cachaça prata, cachaça premium e cachaça extra-premium. As agroindústrias interessadas em participar podem fazer a inscrição neste domingo (28), das 9h às 18h, no estande da SDR, no Pavilhão da Agricultura Familiar.
Organização da feira
18ª Feira da Agricultura Familiar é aberta na Expointer 2016
A 18ª Feira da Agricultura Familiar foi aberta, oficialmente, neste sábado, na 39ª Expointer. Realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom
