Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Expoargs já supera expectativa de vendas no primeiro final de semana

Publicação:

Peças de entalhes em madeira estão entre as mais vendidas, junto com ponchos de lã e cutelaria
Peças de entalhe em madeira estão entre as mais vendidas, junto com ponchos de lã e cutelaria - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O primeiro final de semana da 35ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) na 41ª Expointer registrou aumento de 26% em comparação ao mesmo período de 2017. A feira, que este ano concentra 295 artesãos de 46 municípios gaúchos em 118 estandes, vendeu 6.576 peças, totalizando R$ 304.595,75. Promovida anualmente pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), é a maior feira de artesanato gaúcho.

De acordo com a coordenadora do PGA, Marlene Leal Garcia, os produtos mais vendidos no evento foram ponchos de lã, peças de entalhe em madeira e de cutelaria. A exposição segue até o dia 2 de setembro, sempre das 9h às 20h, no Pavilhão do Artesanato, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O PGA é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH). Incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação em exposições e feiras para comercialização.

Texto: Jaíne Martins/Ascom FGTAS
Edição: André Furtado/Secom

Mais notícias

Expointer