Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Céu nublado garante visitação com temperatura amena no penúltimo dia

Publicação:

Ambiental sábado 1
Visitantes vieram preparados para o chuvisco das primeiras horas da manhã - Foto: Fernando Dias/Seapdr
Por Marta Kroth

Depois de sete dias de sol contínuo na Expointer, o segundo sábado da exposição começou com céu nublado e chuvisco em alguns momentos. Em compensação, o ânimo de quem saiu cedo da cama em pleno sábado, era redobrado. Giovana Nunes e Mateus Trindade, de Gravataí, acordaram às 7h para chegar logo ao parque. A chuva não atrapalhou os planos do casal. “Já havíamos programado vir, então viemos com chuva e tudo. E não me arrependo”, disse Giovana. “O único problema é que viemos sem guarda-chuva, então corremos para os pavilhões quando a chuva aperta”, completou Mateus.

Mesmo com tempo instável, a programação da feira continua normalmente. Às 11h, na pista 20, houve a exposição de cães da raça ovelheiro gaúcho e avaliação para o Registro Base da Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho (Acog). Fundada em 2013, a entidade tem em seus registros aproximadamente 600 cães. A avaliação segue a mesma normatização que o Ministério da Agricultura utiliza para bovinos e equinos. “São critérios tão sólidos quanto os do cavalo crioulo, por exemplo”, explica Élen Nunes Garcia, presidente da Acog.

O ovelheiro gaúcho tem características físicas semelhantes às do collie e do border collie, mas são descendentes de cães de pastoreio, como o cão da Serra da Estrela e o scotch collie. “ Eu diria que o ovelheiro é o cachorro de confiança. É o cão da família gaúcha, porque ele vai pra lida, faz a segurança da casa e é muito dócil e obediente com crianças”, destaca Élen.

A criadora Lisiane Guizoni concorda. Com 15 animais na sua propriedade, ela só tem elogios para a raça. “Eles são muito eficientes no campo, e tem um temperamento maravilhoso. São excelentes com crianças.”

À tarde, o céu continuou nublado, mas sem perspectivas de chuva, a presença de público começou a se intensificar. Quem veio ao Parque de Exposições Assis Brasil pode visitar os diferentes pavilhões com uma temperatura ambiente agradável. Os julgamentos, leilões e provas da Expointer têm continuidade neste sábado (31/8) e domingo (1º/9). Veja os destaques finais da programação:


Tarde de sábado (31/8)
15h
Freio Jovem
Local: Pista 18

18h
Cavalo Árabe - entrega de prêmios
Local: Centro de Eventos da Pista B

Domingo (1º/9)
8h
Pônei - provas
Local: pistas 5, 6 e 7
Cavalo Árabe - provas
Local: pistas 14 e 15
Freio Jovem
Local: pista 18

13h
Cavalo árabe - provas
Local: pistas 14 e 15

Mais notícias

Expointer