BRDE anuncia R$ 369 milhões para o agronegócio

brde expointer
BRDE marcou presença como expositor e patrocinador da feira - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) concluiu sua participação na 44ª edição da Expointer, em Esteio, alcançando um total de R$ 369 milhões em operações de crédito para fortalecer o agronegócio e outros projetos com impacto no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Assim como nas últimas edições, o banco marcou presença como expositor e patrocinador da feira, que neste ano retomou a presença de público, mesmo que mantendo o formato virtual de 2020.

“É muito simbólico este momento de retomada da economia, que nos demanda mais recursos para investimentos. As operações do BRDE são, em sua maior parte, ligadas ao agronegócio, mas o banco vem atuando muito fortemente em diversos programas, buscando incentivar projetos que levem mais desenvolvimento para toda a região Sul”, avaliou a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos. “Desde o início do ano, fechamos mais de R$ 1,9 bilhão em financiamentos na nossa área de atuação”, informou.

Neste ano, destacaram-se os projetos de geração de energia por fontes renováveis e o apoio a cooperativas agrícolas, anunciados na Expointer, principalmente destinados à armazenagem de grãos e à ampliação de atividades industriais, somando R$ 208,3 milhões em contratação de operações de crédito. Ao todo são seis projetos financiados, cujos investimentos finais devem superar a marca de R$ 300 milhões.

Os protocolos de financiamento realizados durante a Expointer 2021, no valor total de R$ 160,7 milhões, classificam-se da seguinte forma:

• Capital de giro – R$ 51.200.000 (-31,9%)
  • Armazenagem – R$ 45.500.000 (-28,3%)
  • Obras civis – R$ 45.200.000 (-28,1%)
  • Máquinas e equipamentos – R$ 13.609.283 (-8,5%)
  • Outros – R$ 5.200.000 (-3,2%)

TOTAL – R$ 160.709.283

Dentre os projetos de investimento, destaca-se o crédito do BRDE para a Cotribá, cooperativa agropecuária mais antiga do país, para financiamento da construção de uma nova fábrica de rações. A unidade será instalada em Ibirubá e terá capacidade de produzir, numa primeira etapa, 72 toneladas de ração por dia. O projeto está orçado em R$ 60 milhões, dos quais o BRDE está disponibilizando R$ 35 milhões.

Região Sul

Nos três estados do Sul, o BRDE projeta contratações ao redor de R$ 1,1 bilhão para o Plano Safra 2021/2022. Desse volume, cerca de R$ 150 milhões são de recursos próprios (Programa Equaliza Sul). No primeiro semestre deste ano, um total de 1.393 contratos de financiamento já foram assinados, em especial em favor do setor agropecuário (823 contratos).

Texto: Ascom BRDE