Bovinos e equinos são atrações nos pavilhões da feira
Publicação:

Os bovinos são um das principais atrações da Expointer, feira que vai até o dia 1° de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. As raças se dividem entre bovinos de corte, de leite e mistas. Entre as mistas, uma das raças é a pardo suíço.
Flávio Humberto Tusinho é proprietário da Cabanha Nova Esperança, de Glorinha, e integra a Associação Gaúcha de Criadores de Pardo Suíço. A raça tem rusticidade e dupla aptidão, pode ser criado tanto para produção de carne como de leite.
"Estou no pardo suíço desde 1991, e sempre evoluindo para o gado de corte", afirma o produtor, que, a partir do pardo suíço, diz estar criando a raça pardo brasil, fazendo cruzamento com raças de zebus guzerá e brahman.
Além dos bovinos e dos ovinos, os equinos também apresentam raças diversas, com morfologias e funções variadas. Fernanda Camargo faz parte da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe e é proprietária do Centro Equestre Referencial, em Guaíba. A criadora destaca a versatilidade da raça que, segundo ela, é a "mais pura por excelência e originadora de quase todas as outras raças". O cavalo arabé apresenta pelagens com variações de tordilho, alazão, castanho e preto, com peso entre 500 a 600 quilos e um metro e meio de altura, na média.

"É uma raça completa que faz todas as modalidades equestres. O cavalo árabe salta até um metro de altura e faz provas de velocidade muito bem. Com ele posso camperear no campo, fazer provas com gado ou de tiro de laço e usar para passeio", explica Fernanda.

O cabanheiro Guilherme Dias trabalha na Cabanha La Perche, em Barra do Ribeiro, especializada em animais da raça percheron. São cavalos de tração, de grande porte, que podem alcançar dois metros de altura, com pelagens em tordilho e preto. A raça é oriunda da comuna francesa de Perche.
"É um cavalo dócil, bom de lidar. É bem maior do que os outros, e isso atrai as pessoas. Há poucos deste tamanho", diz o cabanheiro.
O cavalo da raça percheron WB Bac, da Cabanha do Mayer, de Guaíba, que está na foto acima, é o cavalo mais pesado de toda a Expointer: 854 kg.