Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Barba, agro, cabelo, pecuária e bigode

Publicação:

Barbearia oferece serviço novo no parque, ao resgatar o estilo de cortes clássicos europeus
Barbearia oferece serviço novo nessa Expointer: cortes clássicos europeus - Foto: Fernando Dias/Seapdr
Por Rodrigo Martins

A expectativa de retomada de visitação e negócios na 45ª Expointer tem atraído centenas de expositores para o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Este é o caso da barbearia móvel Sir Alfred, montada em um grande trailer, que está estacionado em frente ao prédio da Administração.

A iniciativa surge de um sonho acalentado há mais de oito anos pelo técnico em planejamento Diógenes Tavares, 40 anos. Diow, como é conhecido pelos amigos, se apaixonou pela profissão de barbeiro e partiu para pesquisa e estudo neste universo.

O diferencial é que a barbearia resgata o estilo de cortes clássicos europeus, dos anos 1890 até 1960, conhecimento obtido por meio de curso de aprimoramento técnico, realizado durante uma semana, na renomada escola Schorem, na The Old School Barber Academy (“a academia da velha escola de barbearia”), na cidade holandesa de Roterdã. Com isso, Tavares se conecta com uma tendência mundial que renova e dá fôlego a uma das profissões mais antigas do mundo.

“O tradicional é a barbearia que se desenvolve com a cultura regional dos profissionais de cada lugar. Já os cortes clássicos tem nome, simetria, medidas. Tem história e é o mesmo em todas as regiões. Como é o caso do “executive contour” (contorno executivo), corte dos soldados ingleses nos anos 1940”, explica Tavares.

Diógenes Tavares trabalha em trailer decorado, inspirado em barbearias dos anos 1930
Diógenes Tavares trabalha em trailer decorado, inspirado em barbearias dos anos 1930 - Foto: Fernando Dias/Seapdr

Este espírito nostálgico, mesclado a um toque contemporâneo, é algo que transparece na decoração do trailer, inspirado em barbearias dos anos 1930, na parte externa metálica e no interior, com bancadas e armários em madeira, equipamentos (como o aquecedor de toalhas e creme de barba), espelhos, apetrechos (navalhas, tesouras, pincéis) e uma linha diversificada de xampus, pomadas, óleos especiais para barba e outros produtos. “Só o investimento nas duas cadeiras de barbeiro que estão aqui foi mais de R$ 8 mil. São as melhores do mercado”, afirma Tavares.

O empreendimento é recente. A barbearia móvel atua há pouco mais de 4 meses. Para a feira, o valor de um “combo” de barba, cabelo e bigode sai por R$ 60. Disponível durante todos os dias da Expointer, o atendimento leva, em média, 40 a 50 minutos.

Tavares é natural de Esteio, mas a família é originada no Alegrete. O pai, José Inácio de Freitas Tavares, 58 anos, é motorista de ônibus (no parque, durante a feira, trabalha como motorista de carrinhos), é um dos grandes incentivadores para Diógenes apostar na carreira. “A gente tá torcendo por ele, para ele crescer, com a barbearia e os produtos de linha que ele tem aqui”, se orgulha José.

O técnico agrícola Anderson Garcez, 47 anos, é assessor da direção administrativa do parque. A pedido da reportagem, durante o horário de almoço, ele fez uma pausa no ritmo frenético da montagem final da Expointer para experimentar a barbearia. “Sensação bem diferente do dia a dia agitado que temos aqui no parque. Hoje por esta iniciativa podemos ter esse serviço à disposição”, comemora Garcez.

O público da barbearia, pela tradição e pela função, é masculino, mas Tavares fechou parceria com um salão de beleza que utiliza o espaço do trailer para atendimento das rainhas e princesas da Expointer, entre 6h e 8 h, antes de abrir os trabalhos.

Barbearia móvel, pavilhões de animais, shows artísticos, praça de alimentação expandida com área de food truck, pavilhão da agricultura familiar, pequenos animais, exposições de pintura, espaço de inovação e tecnologia, provas e premiações de animais, máquinas... Ou uma simples caminhada pelo parque. São inúmeras razões e atrativos para visitar esta que é considerada uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina. A 45ª edição da Expointer abre ao público a partir deste sábado (27/8).

Mais notícias

Expointer