Badesul lança financiamento de R$ 30 milhões para gás biometano
Publicação:
Acordo de cooperação assinado entre a Secretaria de Minas e Energia, o Badesul e a Sulgás garantiu uma linha de financiamento de R$ 30 milhões para empresas gaúchas produzirem gás biometano, obtido a partir de resíduos orgânicos ou dejetos de animais. O termo foi assinado, nesta quarta-feira (31), na Casa do Badesul, na 39ª Expointer. "O ato é importante porque viabiliza investimentos na geração de energia com biometano e garante desenvolvimento para várias regiões", explica o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker.
A iniciativa faz parte da Política Estadual do Biometano e do Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e Utilização de Biometano (RSGás). Redecker destaca que o objetivo é fomentar a utilização de biometano para um desenvolvimento mais sustentável, com redução de impactos ambientais e a redução de gases de efeito estufa.
A presidente do Badesul, Susana Kakuta, observa que a linha de financiamento estará disponível para as empresas que desejam participar do primeiro leilão de energia da Sulgás, em novembro. "Com este recurso, poderemos atender entre oito a dez empresas que apresentarem projetos desta natureza", acrescenta. Já existem empresas interessadas no crédito, uma delas nos municípios de Tupandi e Harmonia, que pretende produzir 6,5 mil metros cúbicos de gás. O nome não é divulgado para não atrapalhar as negociações. "Temos taxas diferenciadas e extremamente favoráveis", completa Kakuta.
Texto: Paulo Ricardo Fontoura e Christian Spessato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom