Parque Assis Brasil está em ritmo de Expointer

Equipes trabalham nos preparativos da Expointer
Equipes trabalham nos preparativos da Expointer - Foto: Fernando Dias/SEAPDR
Por Rodrigo Nolte Martins/Ascom Seapdr

Neste momento, quem chega ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde predominam batidas de martelo e estridências de serras, percebe os ruídos dos preparativos para a feira. Restando apenas nove dias para o começo da 45ª edição da Expointer, o ritmo das obras é frenético. Máquinas, tratores, guindastes, caminhões, carros e, principalmente, centenas de trabalhadores e trabalhadoras. Seguranças, motoristas, técnicos, faxineiras, operários, instaladores, funcionários do parque... Todos estão em ação para enfrentar o desafio de deixar tudo pronto para receber os visitantes a partir de 27 de agosto.

Camilo Amaral, 60 anos, é proprietário da empresa responsável pela montagem do Pavilhão da Agricultura Familiar, que contará com 337 expositores nesta edição da feira. Para este espaço, o empreiteiro conta com 54 trabalhadores, divididos em cinco turmas: montagem das bancas, manutenção e instalação de equipamentos, limpeza, colocação de lonas e aplicação de logotipias.

“Começamos a montagem há sete dias. Já está 85% concluída. Acredito que até domingo deve ficar tudo pronto para receber os equipamentos: freezer, geladeiras, notebooks, computadores, impressoras... Montagem da rádio, do som, do vídeo... A cozinha-show devemos aprontar até terça-feira”, detalha Amaral.

Oriundo de Londrina, Vagner Nunes, 46 anos, é supervisor de montagem de quatro espaços na Expointer, entre eles os grandes estandes para abrigar e promover os maquinários de marcas multinacionais.

“Neste estande já estamos com 60% da montagem pronta. Temos 20 pessoas aqui e vão chegar mais 40 pessoas nesta sexta-feira. Marceneiros, eletricistas, montadores de piso... É um alívio voltar aos trabalhos depois de quase dois anos parados, por conta da pandemia. Estamos fazendo tudo para entregar um ótimo evento para todos”, destaca Nunes.

Nos pavilhões, a preparação das estruturas segue em ritmo intenso
Nos pavilhões, a preparação das estruturas segue em ritmo intenso - Foto: Fernando Dias/SEAPDR

O técnico agrícola Luiz Ernesto Marques, 46 anos, é funcionário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na Inspetoria Veterinária de Encruzilhada do Sul, regional de Rio Pardo. Durante a Expointer, ele é convocado para coordenar os alojamentos masculinos e femininos de servidores públicos (médicos veterinários, técnicos e auxiliares), divididos em três prédios, com capacidade de hospedar cerca de 170 pessoas. Nesse ano, os espaços receberam benfeitorias.

“O alojamento foi pintado. Foram trocadas as telas de proteção contra mosquitos e vamos ter, pela primeira vez, cortinas nas janelas. Os banheiros também foram reformados. E, entre os alojamentos, foi colocado mais um container com banheiros. Tudo para ter uma boa acomodação e facilitar o descanso do pessoal”, descreve Marques.

Essa reforma é parte do trabalho realizado, em cerca de quatro meses, pela equipe do parque de exposições. O diretor administrativo do parque, Sandro Schlindwein, 56 anos, conta sobre os desafios para preparar essa edição: “Pegamos o parque com avarias, por conta das intempéries e vendavais desse ano que destelharam alguns pavilhões. Então, em primeiro lugar, tivemos que recuperar essas estruturas já existentes que estavam danificadas. Também calçamos algumas ruas e fizemos melhorias na rede elétrica”.

Schlindwein está otimista em relação ao evento. “Teremos serviços que serão destaque, como o novo espaço de inovação e tecnologia. E estamos preparando uma nova praça de alimentação para atender da melhor forma possível os nossos visitantes”, afirma.

A 45ª Expointer ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A comercialização on-line dos ingressos já começou neste site. Este ano, as bilheterias físicas (portão 3) também estarão em funcionamento. A realização é do governo do Estado e dos copromotores Febrac, Fetag, prefeitura de Esteio, Simers, Sistema Farsul e Sistema Ocergs-Sescoop/RS.