Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Criadores de animais apostam no potencial de raças que estreiam ou retornam ao parque Assis Brasil na Expointer 2022

Publicação:

Novas raças, como a Bravon, estarão presentes na Expointer com cinco exemplares, dois da Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas
Novas raças, como a Bravon, estarão presentes na Expointer com cinco exemplares, dois da Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas - Foto: Acervo Cabanha Timbaúva
Por Maria Alice Lussani/Ascom Seapdr

A Expointer deste ano vai ser de estreia e de retorno de raças de animais ao parque de Exposições Assis Brasil (PEEAB). Ao todo, 6.378 animais de argola e rústico estão inscritos nesta edição. Entre os destaques está a apresentação de uma raça caprina e outra bovina que nunca antes tinham participado do evento agropecuário.

Entre os caprinos, a raça que estreia é a Kalahari, de cor avermelhada, rústica, menos suscetível a verminoses e com boa rentabilidade. O criador Renato Moreira Linhares, de Santana da Boa Vista, vai trazer 16 exemplares. “Eu sou apaixonado por animais, e o Kalahari me saltou aos olhos, como se diz. Não tinha exemplares no país e nós importamos os embriões há uns cinco anos e começamos a produção”, conta. A expectativa, segundo Linhares, é fazer da feira uma vitrine e tornar a raça conhecida.

O presidente da Associação dos Caprinocultores do RS (Caprisul), Jônatas Breuning, destaca também o aumento do número de animais inscritos em cerca de 150%. Além disso, observa que a raça Boer atraiu mais criadores. Nessa Expointer, são 131 caprinos de três raças: Boer (97), Anglonubiana (18) e Kalahari (16).

Entre os bovinos de corte, o destaque é para a raça Bravon, que conquistou o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2020. A Bravon é resultante do cruzamento de animais Devon com zebuínos de corte. Serão cinco exemplares na exposição, três do criatório de Wanderley José Corona, de Anita Garibaldi (SC), e dois da Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas.

Os terneiros Timbaúba Bravon Ponteiro 210 e Timbaúba Bravon Trovão 211, de Pedras Altas, estão participando de um teste de eficiência alimentar (CAR), realizado pela Ufrgs, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), e vão ficar em baias móveis. A premiação ocorre no dia 30, pela manhã, no estande da ABCDB. “Esta é uma raça nova, muito competitiva, que mantém a fertilidade, a docilidade e a rusticidade do Devon com o cruzamento dos zebuínos, no nosso caso Nelore-Mocho ou Brahman”, explica o produtor da Cabanha Timbaúba, Leonardo Tavares.

A fazenda Timbaúba tem uma tradição de mais de cem anos na criação de Devon, tendo começado em 1907, com o bisavô de Leonardo, e depois Bravon, com o pai entre 1999/2000, e já participado da Expointer, neste período, dentro ainda do registro Devon. “A participação desta nova raça é muito importante, porque apresentaremos ao público e ao grande palco da pecuária brasileira uma raça sintética oriunda do Devon, com todas as suas características e vantagens. Isso significa que agora a associação representa duas raças”, afirma a presidente da ABCDB, Simone Bianchini.

Também entre os bovinos de corte, há o retorno da raça Shorthorn que não esteve na Expointer nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia. Serão sete exemplares dessa raça. “A Expointer está retomando seus números pré-pandemia, com 5.093 animais de argola inscritos, um crescimento em praticamente todas as raças e espécies. Era o esperado, até porque muitas raças vão fazer exposições nacionais durante o evento, além daquelas que estão participando pela primeira vez da feira ou retornado”, destaca Pablo Charão, zootecnista responsável pelo Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e comissário-geral da Exposição de Animais da Expointer.

Raças que retornam à feira

Uma das raças que volta à feira depois de 14 anos é a Lacaune, com três exemplares, de ovinos de leite. A última participação havia sido em 2008. O criador e zootecnista Anderson Bianchi, da Cabanha 3 Leites, de Lageado Grande, no oeste de Santa Catarina, tem um plantel de 650 animais e traz para a feira duas fêmeas e um macho. “A expectativa é grande. A Expointer é uma vitrine e pretendemos fechar muitos negócios futuros a partir desta participação. É importante dizer que só estamos conseguindo participar por causa da conquista do Rio Grande do Sul como zona livre de aftosa sem vacinação em 2021”, destaca.

Segundo Bianchi, o objetivo é mostrar a raça de ovino leiteiro, o seu potencial. “Além dos animais, vamos levar alguns produtos do nosso laticínio no Pavilhão da Agricultura Familiar, como queijos, doce de leite e iogurtes”, informa o criador.

Os ovinos aumentaram a sua participação em 10% na comparação com o ano passado, tendo 892 animais inscritos de 15 raças. Os animais em maior número são Texel, com 229 animais, e o Texel colorido, com 114. “A nossa expectativa é a melhor possível. A expressiva participação de ovinos mostra o bom momento que vive a ovinocultura e a vontade dos criadores de mostrar toda a sua pujança, do melhoramento genético das raças e de todo o investimento que fazem durante o ano. Com certeza, teremos uma grande Expointer”, comemora o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler.

Entre os bovinos mistos, há o retorno da raça Red Poll, cuja última participação foi em 2019. Nos zebuínos, terá a volta da raça Sindi, com oito exemplares inscritos, que não participava da feira desde 2015. E nos equinos há o retorno do Mangalarga Marchador, com 11 animais, que desde 2017 não comparecia à Expointer.

Criador de Santana da Boa Vista apresentará em Esteio 16 exemplares da raça caprina kalahari
Criador de Santana da Boa Vista apresentará em Esteio 16 exemplares da raça caprina Kalahari - Foto: Acervo pessoal criador Renato Moreira Linhares

Mais notícias

Expointer