Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Turismo rural gera oportunidades de negócios para a agroindústria

Publicação:

Turismo Costa Doce   3042
Empresária Andréa Chies, do Sítio Águas Claras, palestrou no Salão do Empreendedor - Foto: Alessandra Bruny/Agência Preview

O Salão do Empreendedor, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu nesta sexta-feira (2) a empreendedora Andréa Chies, do Sítio Águas Claras, para palestrar aos visitantes da 39ª Expointer sobre possibilidades de negócios no turismo rural, além de apresentar benefícios e técnicas para quem quiser se aventurar em um novo setor.

Segundo Chies, a iniciativa de trabalhar com o turismo na região pelotense partiu do Grupo Associativo de Empreendedores em Turismo Local (Gassetour). Após contar com a ajuda dos profissionais do Sebrae, desenvolveram a rota Pelotas Colonial em 2004. Atualmente, o destino tem 15 empreendimentos parceiros, como sítios, espaços de terapia e outros segmentos. "Precisamos identificar o que a nossa propriedade tem de específico e trabalhar nesta característica. Mas é preciso gostar muito do que fazemos, sermos teimosos e também persistentes", explica.

Para Jussara Cruz Argoud, gestora de projetos do Sebrae, a intenção é fazer com que o produtor rural aproveite ao máximo a propriedade, pois na maioria das vezes os mesmos já cultivam no local, mas ainda querem ter renda secundária. "Oferecemos toda a estrutura para que ele saia da consultoria pronto para empreender, fazendo a gestão do próprio negócio de forma segura", ressalta. Ela considera gratificante auxiliar os produtores a realizarem o sonho de renda alternativa.

Turismo rural

O segmento é um conjunto de atividades desenvolvidas no campo, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor aos produtos locais. Além disso, gera impactos positivos como diversidade de renda, geração de empregos, venda da produção, melhoria nas estradas e preservação do meio ambiente.

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Mais notícias

Expointer