Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tradicional arroz carreteiro do Irga na 39ª Expointer será no sábado

Publicação:

carreteiro do irga
O carreteiro da Casa do Irga é gratuito - Foto: Divulgação Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove no sábado (3) o já tradicional arroz carreteiro em sua casa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento faz parte do Programa de Valorização do Arroz, que busca conscientizar a população da importância de consumir o cereal, e consta da programação oficial da 39ª Expointer. Quem passar pela Casa do Irga ao meio-dia de sábado poderá degustar o carreteiro gratuitamente. O prato será elaborado pela equipe de gastronomia do instituto.

O carreteiro é um prato típico do Rio Grande do Sul. O nome está relacionado aos transportadores de carga que se locomoviam pelo estado em carretas puxadas por bois. O prato se difundiu pelos pampas graças à facilidade de seu preparo. Para os carreteiros, era prático e rápido cozinhar o arroz com charque picado. Também aproveitavam sobras de churrasco, diante das dificuldades para acondicionar os alimentos durante as longas viagens.

Trata-se de um prato, além de saboroso, rico em proteínas e que utiliza na receita o arroz, um cereal fundamental para uma alimentação saudável. O arroz é rico em carboidratos, fontes importantes de energia para o organismo e que ajudam a manter a integridade funcional do tecido nervoso, desenvolver e restaurar tecidos e manter as funções vitais.  O arroz regula o funcionamento do intestino, bem como reduz o risco de câncer sobre esse órgão. Auxilia ainda na prevenção de doenças do sistema digestivo e cardiovasculares. 

Texto: Assessoria de Comunicação do Irga
Edição: Denise Camargo/Secom

Mais notícias

Expointer