Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sustentabilidade marca reforma na área coberta do Boulevard

Publicação:

Reforma do Boulevard
Palanques, assoalhos, decks agora são de madeira plástica - Foto: Divulgação

Sustentabilidade é a palavra-chave da reforma realizada na área coberta do Boulevard para a 39ª edição da Expointer. Quem passa pelo local, com muitos restaurantes e bares, percebe uma alteração no visual de palanques, assoalhos e decks. A responsável pela reestruturação do espaço foi a empresa Walmade Comércio de Madeiras, de Porto Alegre, que atendeu solicitação da subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A Walmade, de acordo com o diretor e engenheiro civil, Walter Arend Júnior, trabalha com o que é conhecido por madeira plástica, um material que, visualmente, se assemelha à madeira, mas é composto por polietileno e polipropileno. Arend explica que todo o plástico utilizado vem de descarte, que, desta forma, não é depositado na natureza. “Para além da sustentabilidade, a madeira plástica também é extremamente duradoura, ainda que em contato direto com intempéries ou fenômenos da natureza”, ressalta.

O produto pode ser utilizado tanto no campo, para cercas e divisórias de animais, como na cidade, para embelezamento de jardins ou mesmo como parte da decoração. “Ainda que seja um pouco mais caro que a madeira de eucalipto, todos os benefícios, aliados à facilidade de manutenção, acabam compensado”, explica. Com um investimento de R$ 140 mil, o Boulevard da Expointer recebeu 1.060 metros quadrados de área reformada, que se estendem por 240 metros lineares. O material substitui a antiga estrutura de madeira que, com mais de 30 anos de uso, já apresentava sinais de degradação.


Texto: Tiago Bald
Edição: Denise Camargo/Secom

Mais notícias

Expointer