Simers celebra na Expointer 40 anos de história no agronegócio
Publicação:

A 40ª edição da Expointer celebra também os 40 anos do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers). Coincidência ou não, as histórias da feira e da entidade foram construídas praticamente juntas. O sindicato é um dos principais parceiros da Expointer, e em 2016, 98% das vendas vieram das máquinas, totalizando R$ 1,9 bilhão.
O presidente do Simers, Claudio Bier, conta que em 2002, quando foi colocada à disposição a área ocupada no Parque Assis Brasil, foi preciso fazer algumas reformas: “Não tínhamos um protagonismo muito grande, então nos entregaram um banhado, que conseguimos para construir o espaço. ” O estacionamento principal da Expointer também foi feito pelo Simers, e a pavimentação dos outros estacionamentos resultou igualmente de esforço do sindicato.
Neste ano, o setor de máquinas e implementos agrícolas tem 131 expositores. “A busca pelos produtos é muito variável, depende da época. Nas colheitas de safras, por exemplo, vendemos muitas colheitadeiras e carretas agrícolas. Na fase de plantio, saem mais plantadeiras, e entre esses dois períodos, vendemos muitos pulverizadores”, explica Bier. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais fabrica tratores, sendo responsável por 65% da produção nacional. E é da venda de tratores que resulta o maior desempenho da Expointer.
Em comemoração aos seus 40 anos, o Simers realizou uma cerimônia de entrega de prêmios nessa quarta-feira (30) à noite, na sede do sindicato na Expointer. Foram entregues troféus nas categorias Destaque Especial, Destaque Político, Destaque Financeiro, Destaque Exportação, Destaque Institucional, Destaque Inovação, Destaque Solução Tecnológica, Destaque Rio Grande além das Fronteiras, Destaque Liderança Empresarial e Destaque Imprensa.
Texto: Antônio Oliveira, com supervisão de Rui Felten