Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seu Euneri, o tratador 100% Expointer

Publicação:

31AUG16 peaomaisantigo 006A
Eneuri Vieira diz que nem pensa em se aposentar - Foto: Vilmar da Rosa/ Agência Preview

Quem vem à Expointer quer ver os animais, tocar neles, tirar fotos e até arriscar selfies, principalmente, com os grandes campeões. Mas poucos conhecem os que estão por trás desses exemplares no dia a dia, que acordam antes do sol se pôr para tratá-los e só adormecem quando perceberem a sensação de dever cumprindo.


É o caso de Euneri Barreto Vieira, 70 anos, 39 só de Expointer. Como ele mesmo se define, "100% Expointer", é o tratador mais antigo da feira e  nem pensa em se aposentar. Depois de cuidar dos animais das fazendas São Valentim e Santa Lúcia, há alguns anos, comprou um pedaço de terra em Capão Bonito para ter seu próprio hotel de terneiros.



Seu Euneri mantém a rotina com a ajuda de um funcionário e da esposa, Semerinda Vieira, 70. Enquanto ele passa os dias no Parque de Exposições Assis Brasil, é Dona Semerinda quem toca o hotel, cuida dos animais e da casa da família. Em média, os Vieira "hospedam" dez terneiros e os acompanham nas exposições. "Eu sempre fui tratador e vou continuar sendo. Se eu parar, minha vida acaba. Quando acabar a Expointer, vou para outras feiras acompanhar os animais", conta.

Texto: Roberta Amaral
Edição: Eliane Iensen

Mais notícias

Expointer