Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Queijo maturado no vinho é uma das novidades da Feira da Agricultura Familiar

Publicação:

Entre os 227 estandes do pavilhão estão sendo comercializados diversos produtos novos, além daqueles mais tradicionais e já consagrados na cultura agrícola do estado. Dos novos produtos, o queijo maturado no vinho é um dos que mais tem chamado a atenção dos visitantes. Não apenas pela cor, como também pelo processo de produção diferenciado. O método que envolve a maturação do queijo em vinho tinto é demorado, e mais caro para os produtores. Ainda assim, a grande receptividade e aceitação por parte do público compensa e os incentiva a manter a produção.

Marisete Ferrari de Vargas, produtora agrícola da Agroindústria Todo Dia, comemora o sucesso do produto. "A receptividade tem sido enorme, principalmente entre os apaixonados por vinhos. A cor certamente o destaca dos demais, mas é o sabor que tem gerado a maioria dos comentários positivos. Para nós produtores a alegria dos consumidores é o que compensa nosso esforço e dedicação", afirma.

Marisete e o marido, Volmir de Vargas, trabalham com produção de leite há vinte e dois anos, e há pouco mais de um ano resolveram inovar a técnica de produção. "A maturação do queijo em vinho não é novidade. Na verdade quisemos fazer um resgate de técnicas muito antigas, que com o tempo foram perdidas, e a partir daí fomos atrás, pesquisamos, e começamos a produzir.", explica Volmir. O casal de Barros Cassal já expôs os produtos em feiras de outras cidades como Bento Gonçalves, Nova Petrópolis e Não­-Me-­Toque. Além do queijo de vinho, o estande tem com uma grande variedade de sabores de queijo, como o de alho, o de azeitona, de casca de lima e de goiaba, e nesta edição tem recebido um número cada vez maior de visitantes e clientes.


Texto: Orlando Moraes
Edição: Denise Camargo/Secom

Mais notícias

Expointer