Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto 'A churrasqueira' prova que churrasco também é coisa de mulher

Publicação:

Clarice Chwartzmann ensina mulheres a fazer churrasco
Clarice Chwartzmann ensina mulheres a fazer churrasco - Foto: Gustavo Roth/Agência Preview

A churrasqueira Clarice Chwartzmann visitou a 39ª Expointer, na noite deste domingo (28), em Esteio, na Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Quando começou o projeto, Clarice, que também é publicitária, queria apenas ensinar mulheres a fazer churrasco. Hoje, é responsável pelo projeto “A Churrasqueira”, que viaja pelo país ensinando mulheres, de diferentes idades, a fazer churrasco e assumir uma função dominada pelos homens. 

“Eu estava chegando aos 50 anos, com aquela crise existencial de que eu não estava gostando do que eu estava fazendo, foi quando me dei conta de que churrasco era algo que fazia parte da minha história”, conta Clarice.

O projeto começou em Porto Alegre e depois de uma edição em São Paulo, levou Clarice a percorrer o país. Hoje são, pelo menos, quatro cursos agendados por mês. Segundo Clarice, as aulas são informais, atendendo às necessidades de cada cliente. “É um formato que está em constante movimento", explica. O que importa é que a mulher procure aprender e perder o medo da churrasqueira. “Somos mulheres, consumidoras e independentes. Conquistamos um espaço incrível já. Então, fazer churrasco é muito simples. Não podemos pensar, em pleno século 21, que isto é apenas para homem”, afirma.

“A churrasqueira” hoje é uma plataforma em movimento. Quando começou, não tinha um modelo de negócios ou uma estratégia. Hoje, Clarice já tem projeto para escrever dois livros. Um sobre as mulheres churrasqueiras no Brasil, e outro para mapear a história do churrasco gaúcho, a partir de uma pesquisa em todo o Rio Grande do Sul.


Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Denise Camargo/Secom

Mais notícias

Expointer