Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançado software para gestão do manejo hídrico

Publicação:

A Valley, empresa do ramo da irrigação, que detém 65% do mercado nacional no sistema pivô central, lançou nesta quinta-feira (1), durante a 39ª Expointer, um novo produto tecnológico que integra diversas ferramentas e atividades voltadas para a irrigação. Trata-se do Irriger Connect, um software que auxilia os agricultores a mapear demandas de irrigação e monitorar o rendimento dos sistemas adotados, com foco no aumento da produtividade e redução de custos. A novidade, desenvolvida pela Irriger, consultoria voltada para engenharia e gestão da irrigação, parceira na Valley, foi apresentada pelo consultor Bruno Batalha.



“Nosso trabalho visa ao uso racional de água e energia, com o máximo de eficácia, na busca de uma agricultura sustentável e de alta rentabilidade”, disse Batalha, durante a apresentação na Central de Imprensa. Entre as ferramentas integrantes da Irriger Connect estão a aferição e calibração dos equipamentos de irrigação; software para gestão de irrigação; estação meteorológica automática; programa de treinamento; field commander (equipamento para gestão de pivôs, com monitoramento e automação remota); análise e monitoramento de custos de irrigação e agricultura de precisão.



Conforme Vinícius Melo, gerente de Engenharia da Valley, o Brasil tem hoje 66 milhões de hectares com capacidade de irrigação, mas apenas 6 milhões são irrigados. “Boa parte nem é irrigado, é molhado e molhar significa desperdiçar água. O que nós propomos é um trabalho que poupe este recurso. Melo informou que o Rio Grande do Sul é destaque nacional em áreas cultivadas e irrigadas, assim como Minas Gerais e Goiás.  



Texto: Marcia Camarano
Edição: Eliane Iensen

Mais notícias

Expointer