Segurança na Expointer tem trabalho integrado das forças policiais

Plataforma de Observac?a?o Elevada   007
A Plataforma de Observação Elevada opera com capacidade máxima de 17 câmeras - Foto: Alessandra Bruny / Agência Preview

A 39ª Expointer, que acontece entre 27 de agosto e 4 de setembro, terá segurança reforçada para receber a população. O esquema envolve o 34º Batalhão de Polícia Militar, a Delegacia de Polícia de Esteio e o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

São 100 policiais militares por dia em atuação na feira, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, quando o movimento é maior, o efetivo aumenta para 140. Os PMs pertencem aos batalhões do Comando do Policiamento Metropolitano e têm o apoio do 12º BPM de Caxias do Sul. O policiamento é feito a pé, em motocicletas e viaturas, e terá o auxílio de cães farejadores. Um drone será utilizado para gravar imagens e reforçar a segurança.

O DCCI, para dar apoio e suporte à atividade operacional do 34º BPM, instalou no centro da Expointer uma Plataforma de Observação Elevada (POE), operando com capacidade máxima de 17 câmeras. O efetivo será de seis homens, em sistema de escala.

A Polícia Civil conta com um posto dentro do Parque de Exposições, que funcionará 24h, com dois policiais para registro de ocorrências, oitiva dos envolvidos e orientação dos visitantes. A Delegacia de Polícia de Esteio efetuará trabalho de investigação dentro da Expointer, a fim de identificar autores de crimes. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) estará no evento fazendo a orientação sobre a carteira de identidade expressa.

Texto: Laura Xavier/Ascom SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom