Expointer é resultado de longo trabalho coletivo, diz Sartori

Governador e ministro Blairo Maggi concederam entrevista coletiva antes da abertura oficial

José Ivo Sartori destacou consolidação de trabalho conjunto para concretizar evento - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, concederam entrevista coletiva na Central de Imprensa, antes da abertura oficial da Expointer 2017, na tarde deste sábado (26). Sartori ressaltou a consolidação de um trabalho conjunto, que resultou na 40ª edição da feira, uma das maiores mostras da agropecuária da América Latina. "A Expointer serve de motivação. É o resultado de um longo trabalho coletivo para o bem da sociedade do Rio Grande do Sul", afirmou.

"A Expointer é a feira mais diversificada do país", definiu o ministro Blairo Maggi, ao elogiar a força dos produtores, principalmente os gaúchos, já que, segundo ele, "o Rio Grande do Sul é o berço da Agricultura no Brasil".

Maggi adiantou que o Ministério estuda a criação de um fundo para cobrir algumas despesas nas inspeções fitossanitárias. "As vezes, é melhor pagar e ter o serviço do que não ter", comentou o ministro, sobre a reclamação de empresários devido ao alto custo Brasil.

Blairo Maggi definiu Expointer como a feira mais diversificada do país
Blairo Maggi definiu Expointer como a feira mais diversificada do país - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Valorização do leite gaúcho

Sobre a crise da cadeia leiteira, Blairo Maggi afirmou que estuda a possibilidade de retirar o leite da pauta do Mercosul, já que a crescente importação do leite em pó do Uruguai elevou os estoques do produto, baixando o preço pago ao produtor brasileiro. Nessa semana, o governador Sartori já tinha solicitado ao ministro, em agenda em Brasília, o estabelecimento de cotas para o leite do Uruguai, assim como existe para a Argentina.

Maggi disse que já está tratando do assunto com o presidente Michel Temer e com o ministro das Relações Exteriores, Aloísio Nunes, e deve ir ao Uruguai em breve para tratar do tema. O ministro destacou ainda que enviou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) sobre o Funrural.

00:00:00/00:00:00

Expointer é resultado de longo trabalho coletivo, diz Sartori

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Acompanharam Sartori e Maggi na coletiva, o vice-governador José Paulo Cairoli, os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; e de Comunicação Social, Cleber Benvegnú; o deputado federal Darcísio Perondi; o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; e dirigentes das entidades do setor agropecuário, parceiras do governo na promoção da feira.

Texto: Mirella Poyastro/Secom
Edição: Gonçalo Valduga/Secom