Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater mostra sistema de geração de energia solar

Publicação:

Quem visitar o espaço da Emater, próximo ao pavilhão da Agricultura Familiar, poderá conhecer o sistema de energia fotovoltaica, 100% limpa, que promete trazer benefícios econômicos, ambientais e sociais aos pequenos proprietários rurais. A iniciativa surgiu da necessidade de diminuir os gastos que os agricultores têm com energia. 

As vantagens de aderir ao sistema de energia solar não são apenas econômicas. Por utilizar energia limpa e inesgotável, traz também benefícios ambientais. Como exemplo, o extensionista Matias Felipe Kraemer explica que utilizando 240 kWh, a economia é de 127 kg de carbono, equivalente a 850 km de automóvel poupados ou três árvores plantadas. Além disso, o sistema potencializa a energia consumida não só do proprietário, como também dos vizinhos e de todo o entorno, reduzindo as quedas de energia.

Um dos visitantes do estande, o estudante universitário Rômulo Sherer, 20 anos, de Campo Bom, conheceu o sistema e se disse impressionado. “Motiva a pesquisar mais para aprender. Sempre é um espetáculo passar pelos estandes, principalmente pelo uso de recursos simples e baratos”.

O estande funciona até às 18h30, de quarta-feira (31).



Texto: Charles Camargo
Edição: Denise Camargo/Secom

Mais notícias

Expointer