Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Concurso de Sólidos divulga vencedores

Publicação:

A vaca Dalia Propriedade Giliotto 567, da Cabanha Giliotto, de Serafina Corrêa, venceu o Concurso de Sólidos da raça Holandês na categoria Adulta. O animal foi o que produziu maior índice de sólidos nas amostras coletadas durante a Expointer. A propriedade também venceu na categoria Vaca Jovem com o animal Dalia Propriedade Giliotto 609.

Em segundo lugar na categoria Adulta, ficou Coopac Pity 015 Wildman V.G, da Granja Gimenez. Em terceiro ficou Festleite P Ferraboli 220 Shottle, de Paulo Ferraboli, de Anta Gorda. Na categoria Jovem, a segunda colocação ficou com Festleite P. Ferraboli 266 Damasco e a terceira com CR Judd 1352 Super CSP, da Cabanha Rottili Rodrigues, de Santo Augusto.

Na Jersey, destaque para a Fazenda Santo Izidro, que fez o primeiro e o segundo lugares na categoria Vaca Adulta com Harmonia 133 Valentino Calipto e Juliana 02-12 Fusion Valentin DA. Em terceiro, ficou a vaca Tomasi 99 Formosa Celebrity Gisele, da Granja Maravilha. Nas vacas jovens, a Santo Izidro também fez a dobradinha com Jacutinga 161 Louie Calipto e Jacutinga 162 Riley Calipto. Em terceiro, Japiranga On Time do Cinco Salsos, da Cabanha Cinco Salsos.

O Concurso de Sólidos foi instituído nesta Expointer e é uma promoção do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Secretaria da Agricultura (Seapi), Embrapa, UFRGS e das associações das raça Holandês e Jersey. Segundo o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, essa é uma importante ferramenta para destacar o trabalho de quem produz leite de alta qualidade em excelentes condições de sólidos, o que é essencial para a produção de queijos e leite em pó nas indústrias. “Estamos buscando o mercado externo, e a qualidade de sólidos é vital para acessar esses novos mercados”, pontuou Guerra.

O coordenador da Câmara Setorial do Leite, Danilo Gomes, destacou a parceria importante entre as instituições, o que viabilizou essa inovação em Esteio. Segundo ele, a ideia é trabalhar para levar o concurso do sólidos para as feiras do interior com o intuito de fomentar a produção de alta qualidade.

Texto: Assessoria de Imprensa/ Sindilat
Edição: Eliane Iensen

Mais notícias

Expointer