Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cobertura da 39ª Expointer rendeu mais de 300 matérias e de 3 mil fotos

Publicação:

Central de Imprensa   3991
Divulgação de resultados e entrevista coletiva serão realizadas na Central de Imprensa do Parque Assis Brasil - Foto: Gustavo Roth / Agência Preview
A cobertura da 39ª Expointer feita pela Secretaria de Comunicação (Secom) na Central de Imprensa do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, produziu 335 matérias durante os nove dias de feira. A equipe de fotografia indexou 3.320 imagens em 136 galerias no site www.expointer.rs.gov.br. O balanço do trabalho realizado pela Secom foi feito na tarde deste domingo (04) pelo secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, na tradicional entrevista coletiva de encerramento no Auditório Hugo Gerdau.

Benvegnú relatou que foi montada uma força-tarefa com cerca de 50 jornalistas de secretarias e empresas vinculadas ao governo do Estado para cobrir a 39ª Expointer. As equipes de redação, TV, rádio, fotografia e mídias sociais atuaram na Central de Imprensa em três turnos. “A cobertura técnica realizada pelos nossos profissionais serviu a 2.500 jornalistas credenciados”, disse o secretário.

A Central de Imprensa é um espaço do governo do Estado para jornalistas credenciados, com cabines de rádio para veículos do interior, auditório para coletivas e reuniões e uma sala de redação para a imprensa visitante. Ao todo, a 39ª Expointer recebeu mais de 290 empresas de comunicação. Comparada ao ano passado, a edição 2016 teve um aumento de 13,5% de veículos de imprensa e de 19% no número de jornalistas que cobriram a feira.

Entre os destaques da cobertura da Secom está a Rádio Piratini que, pela primeira vez, esteve presente com programação transmitida diretamente do Parque Assis Brasil. As redes sociais buscaram um outro olhar sobre a programação da feira, valorizando sobretudo os aspectos mais curiosos da exposição. A novidade foi a cobertura dos bastidores pelo Snapchat. O alcance com postagens sobre a Expointer superou a marca de 1 milhão de usuários somente nas redes sociais do governo.

O secretário de Comunicação também valorizou o sucesso do aplicativo da Expointer para smartphones e tablets, que teve mais de 50 mil acessos durante a feira. "O serviço prestado por dispositivos móveis é um caminho sem volta, que deve ser ainda mais valorizado", comentou.

Uma parceria firmada pela Secom com o curso de Comunicação Social da UniRitter permitiu que 69 alunos de Jornalismo pudessem elaborar pautas na maior feira agropecuária da América Latina e uma das maiores do mundo. Desses, 12 acadêmicos participaram do projeto “Estagiário por um dia”, acompanhando a rotina diária das equipes de rádio e televisão do Palácio Piratini.


Texto: Orestes de Andrade Jr.
Edição: Eliane Iensen

Mais notícias

Expointer