CIT/RS recebe prêmio destaque em saúde pública na Expointer

O Centro de Informação Toxicológica (CIT/RS), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), recebe nesta sexta-feira (2) o Prêmio Destaque Medicina Veterinária e Zootecnia 2016, na categoria Saúde Pública. A distinção é concedida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS).

A escolha foi feita em sessão extraordinária pelos conselheiros da regional. A cerimônia será na Casa do Médico Veterinário, às 18h. Representando o CIT estará a veterinária que coordena o Núcleo de Toxinas Naturais, Maria da Graça Marques.

Neste ano, o CIT/RS completa 40 anos. O teleatendimento 24 horas em urgências tóxicas pelo 0800-721-3000 é o principal serviço. Também é disponibilizado diagnóstico à distância por transferência de imagens envolvendo acidentes com animais peçonhentos e plantas tóxicas. O CIT/RS mantém Laboratório de Análise de Urgência que atua na identificação dos acidentes atendidos pelo plantão e no monitoramento de drogas de abuso (cocaína, maconha, crack, anfetaminas), em apoio às políticas públicas de atendimento psicossocial.

O prêmio foi instituído pelo sistema CFMV/CRMVs no ano em que completou 45 anos, através da Resolução nº 25, de 20 de junho de 2013, visando o crescimento e multiplicidade dos campos de atuação do médico veterinário e do zootecnista. Visa reconhecer personalidades e entidades que tenham se distinguido de “forma notável ou relevante” e contribuído com o próprio trabalho ou ações para o engrandecimento e a defesa das profissões.

Texto: Janis Loureiro/ Assessoria de Imprensa FEPPS
Edição: Eliane Iensen