Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Caravanas do interior lotam Pavilhão da Agricultura Familiar

Publicação:

Caravanas de agricultores familiares
Expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas organizadas em caravanas passem pelo pavilhão em três dias - Foto: Divulgação MDA

Nem distância ou cansaço desanimam as caravanas de agricultores que visitam o Pavilhão da Agricultura Familiar, dentro da 39ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas organizadas em caravanas passem pela 18ª Feira da Agricultura Familiar nessa quarta, quinta e sexta-feira, dias em que a entrada é liberada para esse público. A ideia é que os agricultores conheçam novas tecnologias para o campo e prestigiem, também, o trabalho dos colegas agricultores.

A extensionista Istela Fritsch, do município de Selbach, distante quase 300 quilômetros de Esteio, vê as caravanas como uma forma de incentivar a participação das famílias rurais. “A maioria vem para pegar mais informações sobre máquinas e produtos, mas também para saber como participar no ano seguinte”, diz.

A colega agricultora Cirlei Teresinha Eckert é produtora de grãos em Selbach e veio com a caravana do município. Ela conta que veio dar uma espiada nos estandes de artesanato, trabalho que ela também faz em sua propriedade. Sobre participar como expositora nos próximos anos, Cirlei responde com sorriso tímido: “Ah, sonho a gente sempre tem, né?”.

“As caravanas vêm para o pavilhão buscar a experiência dos nossos agricultores e se espelhar neles. É uma grande troca de conhecimentos”, explica o diretor da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Dionatan Tavares.

Para o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Márcio Madalena, a presença dessas caravanas e das famílias em geral só contribui para que a agricultura familiar cresça ainda mais.

“O pai trazer um filho no pavilhão, comprar um produto, seja ele qual for, é uma oportunidade para a criança conhecer e conversar com quem produz aquilo ali, é uma coisa única”, afirma. Segundo ele, muitas crianças acreditam que o leite nasce da caixinha, por exemplo, e a feira pode ajudar nessa troca de informações e de um novo olhar para elas. “Não é a venda pela venda, é o produtor que está do outro lado, tem carinho na ponta da mão e as famílias que compram reconhecem isso", lembra.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma promoção do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), e do governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A comissão organizadora é composta pela Emater-RS, Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina.

Texto: Jalila Arabi/MDA e Tiago Lobo/SDR
Edição: Denise Camargo

Mais notícias

Expointer