Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campeões brilham na Pista Central do Parque Assis Brasil

Publicação:

Desfile Grandes Campeões 2
O governador anunciou a abertura do desfile dos Grandes Campeões, que este ano deu atenção total aos animais vencedores - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

As estrelas da 39ª Expointer brilharam na Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta sexta-feira (2). Diferente dos anos anteriores, o desfile dos Grandes Campeões deu atenção total aos animais vencedores desta edição da feira, já que a cerimônia de abertura oficial ocorreu no primeiro dia da mostra agropecuária, 27 de agosto.  O governador José Ivo Sartori anunciou a abertura do desfile.

O desfile contou com a passagem dos cerca de 150 exemplares das competições, além da tradicional esbarrada, cumprimento dos cavaleiros do Freio de Ouro ao público. Entre os campeões que desfilaram, o maior número foi de bovinos, 30%, entre gado de corte e de leite. Os outros 70% são divididos entre equinos, ovinos, caprinos e pequenos animais. Os grandes campeões representam o que há de melhor em genética animal, na feira.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, afirmou que apesar da crise “os números dessa Expointer são positivos. Acredito que devemos superar o total negociado na edição anterior”. Polo disse que as entidades aprovaram o novo modelo do desfile, onde as “grandes estrelas da festa foram os premiados”. O secretário parabenizou expositores, tratadores, cuidadores e organizadores do evento, pelo sucesso da 39ª Expointer.

Nesta edição, a feira teve 4.285 animais de argola inscritos em competições e provas, além de 2.087 rústicos, que vêm para leilões ou participação em eventos.

A execução dos hinos Nacional e Riograndense, pela Banda da Brigada Militar regida pelo tenente Zonir Menezes, abriu o evento. A Banda do Exército fez apresentação especial regida pelo primeiro tenente Daniel Sábio Meirelles. A Expointer termina neste domingo (4). 

Estiveram presentes o vice-governador, José Paulo Cairoli; o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorín; os cônsules do Uruguai, Karla Berskiniak; do Japão, Takashi Kondo; e do Líbano, Ricardo Malcon; os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto;  o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Sergio Bandoca Foscarini da Silva; e os dirigentes das entidades copromotoras da feira, Carlos Sperotto, da Farsul; Carlos Joel da Silva, da Fetag; Vergílio Perius, da Ocergs; Eduardo Finco, da Febrac; e Claudio Bier, do Simers.

Lista dos Grandes Campeões da Expointer 2016 (.pdf 87,84 KBytes)


Texto: Cassiane Osório e Mirella Poyastro
Edição: Denise Camargo/Secom

Mais notícias

Expointer