BRDE registra R$ 190 milhões em financiamentos na feira

BRDE
Presidente do BRDE, Odacir klein (direita) e o presidente da Stara, Gilson Trennepohl - Foto: Divulgação/BRDE

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) protocolou solicitações de financiamento de produtores rurais e de cooperativas que somaram R$ 190 milhões durante a Expointer 2016. Os pedidos de crédito distribuíram-se entre os seguintes segmentos: 33% para máquinas e equipamentos em geral; 20% para projetos de armazenagem e 12% para irrigação.

Entre os destaques de negócios do BRDE na feira, estão o convênio firmado com a Stara, no valor de R$ 35 milhões; com a São José Industrial, de R$ 20 milhões; com a
 Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), de R$ 15 milhões; e com a Orlando Roos, de R$ 8 milhões.

Tanto a indústria de implementos agrícolas Stara como a Roos são empresas com raízes no município de Não-Me-Toque. Vocacionada para o desenvolvimento tecnológico, a Stara está presente em cinco continentes e exporta para 35 países. Já a Roos, com suas 11 unidades, produz sementes de trigo e soja, comercializa grãos de soja, trigo e milho, atendendo ao produtor em todas as fases do cultivo, desde o planejamento do plantio até a colheita.

A CCGL representa um universo de mais de 170 mil produtores de leite e derivados em mais de 350 municípios gaúchos. A São José Industrial, por sua vez, que iniciou as atividades no município de São José do Inhacorá como Metalúrgica São José, dedicando-se a pequenos consertos e fabricação de grades e linha de funilaria, hoje fabrica implementos como trituradores, picadores e ensiladeiras. Está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Texto: Sylvia Bojunga/Ascom-BRDE
Edição: Rui Felten/Secom