Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aula de forja mobiliza admiradores da cutelaria em penúltimo dia

Publicação:

Aula de forja atraiu curiosos que vieram curtir o penúltimo dia de feira
Aula de forja atraiu curiosos que vieram curtir o penúltimo dia de feira - Foto: Josué Lusa

As facas foram uma das atrações do penúltimo dia da 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Organizada pela Associação Gaúcha de Cutelaria do Rio Grande do Sul, a oficina reuniu dezenas de visitantes para assistir a uma aula de forja.

Segundo o presidente da associação, Márcio D’ávila, o material faz parte da cultura riograndense. "É muito comum aqui no estado a criança crescer vendo o pai ou avô fazendo uso dessa ferramenta. Então, é um produto que conta uma história e reforça a tradição gaúcha", conta.

De acordo com D’ávila, a associação surgiu com o objetivo de criar condições de comércio para forjadores. "Hoje, contamos aproximadamente com 80 associados. Promovemos campeonatos de forja e destacamos o trabalho destes artistas. É importante que este trabalho seja valorizado tanto no Rio Grande do Sul quanto no país", ressalta.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é um dos polos que mais produz facas na América Latina, com destaque para Santa Maria, que contém mais de 30 fábricas.

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Mais notícias

Expointer