Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Associação faz testes de Hepatite C na Expointer

Campanha mundial contra Hepatite C realiza teste gratuito durante Expointer

Publicação:

Teste de Hepatite C5
Associação faz testes no Parque Assis Brasil até sábado - Foto: Itamar Aguiar / Agência Preview

Teste de Hepatite C2 (1)
Cerca de 700 testes haviam sido feitos desde o início da feira - Foto: Itamar Aguiar/ Agência Preview

A Hepatite C é conhecida como uma doença silenciosa e hoje é responsável por mais mortes que o vírus HIV. Além de divulgar informações como essa ao grande público, o Projeto Hepatite Zero, da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) está com estande na 39ª Expointer para aplicar testes gratuitos à população. O diagnóstico sai em até 30 minutos.

A equipe estará mo Parque Assis Brasil até sábado (4), atendendo das 14h às 18h, próximo às esferas. Desde a abertura da Feira já foram feitos cerca de 700 exames, sendo diagnosticados oito casos positivos. Para realizar o teste basta preencher uma ficha e coletar uma gota de sangue. O resultado é apresentado mantendo a privacidade do indivíduo.

O projeto no país é uma realização da ABPH e do Rotary Club. No Parque Assis Brasil a ação tem apoio da Unisinos, que cedeu estudantes voluntários de Enfermagem para o atendimento ao público. A representante regional da associação no Rio Grande do Sul, Mayara Ávila, reforça a importância da campanha para salvar vidas e conscientizar a população. “Nosso público alvo são pessoas com mais de 40 anos e de qualquer idade que fizeram tatuagens”, afirma, explicando que isto é por causa das normas de esterilização que não existiam anteriormente. A Hepatite C só é transmitida através do contatos sanguíneo, não tem vacina mas tem cura, desde que detectada logo.

O objetivo da campanha é diagnosticar 3 milhões de pessoas que tem Hepatite C em todo mundo. Como reforço ao projeto, o grupo está circulando um abaixo assinado para tornar obrigatório o teste da doença na relação de exames (hemogramas) solicitados por médicos.

Para Rosália Borges, professora do curso de Enfermagem na Unisinos, a participação dos estudantes também faz parte de um programa de atendimento humanizado à população. “A profissão tem um compromisso social que se reflete nesta ação, de atendimento e acolhimento ao público”, destaca.

Texto: André Furtado
Edição: Eliane Iensen

Mais notícias

Expointer