Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ágil e inteligente, Border Collie é grande aliado na lida do campo

Cães exímios no pastoreio chamam atenção pelas habilidades

Publicação:

Border Collie é capaz de manejar rebanhos de até 200 cabeças bovinas ou 400 ovinas
Border Collie é capaz de manejar rebanhos de até 200 cabeças bovinas ou 400 ovinas - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Que o cachorro é o melhor amigo do homem, todos já sabem. Qual produtor rural não tem ao seu lado o velho e bom amigo "cusco"? Durante a 40ª Expointer, a Associação Gaúcha de Criadores de Border Collie (AGBC) orienta a usar a raça como ferramenta de trabalho e aliada dos produtores na lida do campo. 

vice-presidente da AGBC, Diego Cunha Schaf, explica que a raça é de grande utilidade para o pequeno, médio e grande produtor. Com expectativa de vida de 10 a 14 anos, é um dos cães mais inteligentes do mundo, capaz de manejar rebanhos de até 200 cabeças bovinas ou 400 ovinas. "Se você for trabalhar um dia inteiro, é recomendado dois cachorros", informa.

Muito usado no exterior, o Bordier Collie possui baixo custo-benefício e otimização de tempo no pastoreio. A AGBC presta auxílio técnico gratuito aos criadores, treinadores e proprietários, acompanhando a inserção do animal na propriedade.

Raça canina é uma das mais inteligentes do mundo, com expectativa de vida de 10 a 14 anos
Raça canina é uma das mais inteligentes do mundo, com expectativa de vida de 10 a 14 anos - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

"Você pode pegar dois peões, encilhar os cavalos, ir no fundo de uma invernada para buscar o gado. O cachorro consegue fazer esse trabalho em menos tempo", acrescenta Schaf.

O vice-presidente fez questão de lembrar que, apesar da falta de mão de obra no campo, o animal não substitui ninguém. Na opinião dele, a presença do peão é essencial para que o cachorro execute as tarefas de maneira eficaz. "Sem o peão, o cachorro não funciona", finaliza.

Cão ovelheiro

Assim como outras raças crioulas, o cão ovelheiro gaúcho é resultado de séculos de seleção natural, sendo originário do Cão da Serra da Estrela e Scotch Collie, trazidos por europeus. Eficiente no trabalho de pastoreio e excelente companheiro, também funciona como alarme para a guarda de propriedades.

A raça canina também se destacou durante os 9 dias de feira. De acordo com a presidente da Associação de Criadores de Ovelheiro Gaúcho (Acog), Élen Nunes Garcia, o julgamento identifica o exemplar que apresenta as melhores características da raça, considerando morfologia e comportamento. "O ovelheiro gaúcho é um símbolo do campeiro . Todo bom campeiro deseja ter um bom ovelheiro gaúcho", defende.

00:00:00/00:00:00

Raça Ovelheiro Gaúcho atua no pastoreio e na guarda de propriedades

Raça Ovelheiro Gaúcho atua no pastoreio e na guarda de propriedades

Texto: Arthur Ruschel, com informações Assessoria de Imprensa/Acog 
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Mais notícias

Expointer