Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Administração do Parque Assis Brasil prepara saída dos animais

Publicação:

03SEP16 Embarque 036 2
Previsão é que embarque comece a partir das 20h - Foto: Vilmar da Rosa/ Agência Preview
A saída dos animais da 39ª Expointer deve começar a partir das 20h deste domingo (4). O início da operação depende do fluxo de visitantes do Parque Assis Brasil e da determinação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em razão do vai-e-vem dos caminhões no trânsito local, inclusive na BR 116. A partir da autorização, o carregamento dos mais de 3,1 mil exemplares que participaram de competições é ininterrupto e deve durar cerca de 24 horas.


Para ter a saída liberada, os expositores devem reapresentar os documentos sanitários e de registro do animal no Comissariado Central da Expointer, onde 12 funcionários trabalham na atualização do sistema. A Guia de Trânsito Animal (GTA) emitida no setor é apresentada no momento em que o caminhão for carregado. O documento pode ser impresso em outros dois pontos do parque: um no portão 8, onde fica o embarcadouro e no Pavilhão de Pequenos Animais.


Nos casos de compra e venda, o novo proprietário entrega o comprovante de pagamento da taxa, retirado da Federação da Agricultura do RS (Farsul), para ter oficializada a transferência e emitida a guia em seu nome.


Há oito anos atuando como coordenador sanitário na Expointer, Udo Erhardt explica que o embarcadouro será aberto somente no final do domingo (4). Durante toda a feira animais rústicos, que participam de leilões podem entrar e sair, desde que tenham a GTA. Apenas os animais de argola, que vão para competições, são obrigados a permanecer no Assis Brasil até o último dia. “O público vem a Esteio ver o que há de melhor na produção, temos que respeitar os visitantes”, explica.



Texto: André Furtado
Edição: Eliane Iensen
 

Mais notícias

Expointer